Classificação (Zürich/Waldmeier) e Número de Wolf .

Classificação (Zürich/Waldmeier) e Número de Wolf .

Mensagempor Eduardo Pimentel » 21 Jan 2010 12:46

Pessoal da área de observação solar,

gostaria de maiores informações de como determinar a Classificação (Zürich/Waldmeier)e o Número de Wolf ,pretendo determinar um horário do meu dia para observação solar.

abraços

Eduardo Pimentel
Eduardo Pimentel

Data de registro: 19 Jan 2010 12:13

Re: Classificação (Zürich/Waldmeier) e Número de Wolf .

Mensagempor paulomoser » 21 Jan 2010 21:57

Olá, Eduardo
Você encontrará, na Página Solar Jean Nicolini, item do menu "Tutoriais", todas as indicações necessárias a uma primeira aproximação. Há um tutorial sobre como determinar o número de Wolf, um outro para a elaboração do diagrama de Mauder (também chamado gráfico da borboleta). Há ainda um terceiro tutorial, redigido por mim, chamado de "Roteiro Prático...". Esses tutoriais estão atualmente sendo transformados em ".pdf" e brevemente estarão disponíveis nessa nova possibilidade. Abraços.
paulomoser

Data de registro: 19 Jan 2010 13:39

Mensagempor Eduardo Pimentel » 22 Jan 2010 18:44

Mozer,

Muito obrigado,já estou lendo os tutoriais.

abraços
Eduardo Pimentel

Data de registro: 19 Jan 2010 12:13

Mensagempor Müller » 25 Jan 2010 18:23

Antes de eu pertencer a REA, eu passei talvez dois anos fazendo observações solares...
Eu colhi material na página solar, imprimi e tenho ainda aqui guardado.

O texto apontava os diversos tipos de classificação, eu resolvi seguir as indicações e fazer contagens pelos métodos mais avançados, eu não lembro se era zurich valdemeier ou malde, era um destes dois, o fato é que tenho aqui os papéis com as projeções do sol, e vejo aqui, por exemplo :

9 grupos
37m
b-9 bipolar assimetrica aberta maior que 10°
c 2 simples, bipolar
etc,

o fato é que na época eu achei bastante cansativo fazer estas classificações tão acuradas.
Além do fato de todo dia ter que tirar a luneta ( 60mm made in china) e guardar.
Acabei desistindo, PORÉM, eu tenho planos de no futuro recomeçar a observar o sol.
Mas é que eu pretendo construir um local onde eu possa deixar a lunetinha ali, sempre a postos, cobrir com uma capa, e só ter que retirar a capa no momento da observação.
Uma sessão de observação noturna, exige que eu posicione meu 180mm, mas normalmente ela dura horas de observação e fascinação, e a solar era imediata , rapida e constante, o que me deu aquele desanimo ou preguiça pouco louvavel, e por isto que eu vou implementar um local fixo para a luneta.
Então eu quero saber:

Em que pé está esta questão do tipo de classificação que um amador deve/pode fazer para colher dados uteis para reportar ao meio cientifico astronomico.
Quer dizer, a contagem simples de wolf é um caminho válido, ou hoje em dia somente as classificações mais avançadas são aceitaveis?

curiosidade:
estou vendo aqui nos meus registros que em julho de 2005 teve um boom de manchas, 37 em 9 grupos !
também em novembro de 2003 estava em periodo de profusão de manchas , mais de 40 em 5,6 grupos!
Estes períodos são uma belezinha não é mesmo?
Voce está ali, monitorando nossa estrela mãe, nem todo dia por causa do clima , e um belo dia voce olha e ele está ali como um caldeirao borbulhante cheio de atividade , que coisa prazeirosa de se presenciar hein?! :mrgreen:
" rari nantes in gurgite vasto "
-raros naufragos nadando vasto abismo-

-Dobson 180mm
d.f. 1245mm
-plöss 40mm
-epic-2ed 9,5mm
-epic-2ed 5.2mm
-filtro broadband skyglow
-binóculo 7x50mm
Müller

Data de registro: 18 Jan 2010 15:50

Mensagempor Müller » 04 Fev 2010 18:58

Achei onde coloquei algumas das contagens de observação solar da época que citei no post acima.
Ali na página postei duvidas sobre alguns detalhes.
Continuo querendo saber, um levantamento simples de numero de wolff é ainda aceitável hoje em dia para alguma colaboraçao amadoristica neste setor "observação solar"?

Link para as contagens que fiz:

http://astronomia.0fees.net/solar/manchasolar.htm
" rari nantes in gurgite vasto "
-raros naufragos nadando vasto abismo-

-Dobson 180mm
d.f. 1245mm
-plöss 40mm
-epic-2ed 9,5mm
-epic-2ed 5.2mm
-filtro broadband skyglow
-binóculo 7x50mm
Müller

Data de registro: 18 Jan 2010 15:50

Mensagempor paulomoser » 15 Mar 2010 23:37

1. "Em que pé está a questão" não é um bom começo. Mas vamos lá...
2. A Página Solar Jean Nicolini tem todas as informações necessárias para quem quiser fazer observações solares.
3. Está bem claro nessas informações que o chamado "Número de Wolf" é método aceitável.
4. Da mesma forma que a "Classificação de Valores", elaborada por Kjell Malde.
5. O interessado em observar o Sol deve fazer suas escolhas. Ninguém pode escolher por ele.
6. O resultado das observações poderá ser enviado à REA ou a alguma outra associação.
7. Alguns observadores solares enviam suas observações a várias associações.
8. Sempre há pequenas diferenças entre os turoriais de uma ou outra associação.
9. Para se obter um resultado melhor, as perguntas devem ser pertinentes e específicas.
paulomoser

Data de registro: 19 Jan 2010 13:39

Retornar para Observação Solar