Antes de eu pertencer a REA, eu passei talvez dois anos fazendo observações solares...
Eu colhi material na página solar, imprimi e tenho ainda aqui guardado.
O texto apontava os diversos tipos de classificação, eu resolvi seguir as indicações e fazer contagens pelos métodos mais avançados, eu não lembro se era zurich valdemeier ou malde, era um destes dois, o fato é que tenho aqui os papéis com as projeções do sol, e vejo aqui, por exemplo :
9 grupos
37m
b-9 bipolar assimetrica aberta maior que 10°
c 2 simples, bipolar
etc,
o fato é que na época eu achei bastante cansativo fazer estas classificações tão acuradas.
Além do fato de todo dia ter que tirar a luneta ( 60mm made in china) e guardar.
Acabei desistindo, PORÉM, eu tenho planos de no futuro recomeçar a observar o sol.
Mas é que eu pretendo construir um local onde eu possa deixar a lunetinha ali, sempre a postos, cobrir com uma capa, e só ter que retirar a capa no momento da observação.
Uma sessão de observação noturna, exige que eu posicione meu 180mm, mas normalmente ela dura horas de observação e fascinação, e a solar era imediata , rapida e constante, o que me deu aquele desanimo ou preguiça pouco louvavel, e por isto que eu vou implementar um local fixo para a luneta.
Então eu quero saber:
Em que pé está esta questão do tipo de classificação que um amador deve/pode fazer para colher dados uteis para reportar ao meio cientifico astronomico.
Quer dizer, a contagem simples de wolf é um caminho válido, ou hoje em dia somente as classificações mais avançadas são aceitaveis?
curiosidade:
estou vendo aqui nos meus registros que em julho de 2005 teve um boom de manchas, 37 em 9 grupos !
também em novembro de 2003 estava em periodo de profusão de manchas , mais de 40 em 5,6 grupos!
Estes períodos são uma belezinha não é mesmo?
Voce está ali, monitorando nossa estrela mãe, nem todo dia por causa do clima , e um belo dia voce olha e ele está ali como um caldeirao borbulhante cheio de atividade , que coisa prazeirosa de se presenciar hein?!