por Müller » 09 Mar 2010 23:20
Hoje tive minha segunda oportunidade de verificar as 3 variáveis ali no touro e gemeos.
Bem, hoje eu fui de OLHO NU.
A noite estava ajudando....
Vou começar pelas perguntas, e depois colocar minhas avaliações para ver se elas parecem ter consistencia, verifiquem e me orientem:
1 - Afinal quantas comparativas eu efetuo?
A carta apresenta diversas componentes, tanto em touro como em gemeos.....
Elas servem para todas as 3 variaveis?
quer dizer, eu vou comparando a variavel de touro com as proximas em touro e com as mais distantes no gemeos, até compararar todas ( ou quase todas, menos as obviamente que já fugiram de semelhança na sessão )
2 - Se é apontado a questão da necessidade de muito critério na escolha das estrelas de comparação, para que sejam de espectros semelhantes etc.... afinal a carta indicada serve ou não serve para este fim?
Ela apresenta variadas magnitudes e ainda várias são do tipo avermelhado.
Eu deveria dispensar a carta indicada e procurar outra mais precisa?
vejam agora, o que eu "achei" sobre os brilhos, a olho nu :
TOURO
variavel < 32
v > 36 (aquela superior no mapa)
v > ou = 36 ( aquela inferior no mapa)
v > 39
v < 36 ( aquela a esquerda no mapa)
v > ou = 37
v > 38
eta gemeos
v > 44
v > ou = 30
v >41
v < 19
v > 44
v > 46
v > 35
v > 34
zeta g
v < 35
v < 30
v < 19
v < 34
v > 38
v > 44
v > 46
v > 41
v > ou = 36 ( aquela inferior no mapa, la em touro)
v < 32
perguntas de novo :
estes dados apresentados são consistentes?
fazem sentido?
e
sendo assim a que conclusão eu deveria chegar para assinalar a magnitude das variaveis ?
touro : 36 , ou , 37 ( por ter ficado ali, menor igual a 37, maior igual 36, maior 36 , menor 36 )
eta gem : 30, ou 31, 32 , e ... puxa agora vi que não comparei com a 32 (ou confundi , trunquei a marcação)
zeta gem : 35 , 36 , ou 37, a comparativa 37 estava muito caída no oeste e pegou poluição luminosa e ferrou....
resumindo:
não consegui chegar a nenhuma marcação confiável.
ahhhh!
* mas pelo menos já melhorou muito do que a minha primeira tentativa que foi muito muito pior.
* realmente comparar aquelas estrelas a olho nu parece ser mais fácil , pratico, e preciso.
" rari nantes in gurgite vasto "
-raros naufragos nadando vasto abismo-
-Dobson 180mm
d.f. 1245mm
-plöss 40mm
-epic-2ed 9,5mm
-epic-2ed 5.2mm
-filtro broadband skyglow
-binóculo 7x50mm